Tuesday 20 May 2008


DA SÉRIE: BRINCADEIRA DE CRIANÇA

  


EU TAMBEM QUERO BRINCAR -
Acrilico s/tela



CIRANDA DA PAZ - Acrilico s/tela
   



**************************************************************************************


UM POUCO SOBRE CRIANÇAS






No lúdico mundo das crianças, não existem regras ou leis e a imaginação permite todo tipo de brincadeiras, onde tudo é possível. Um novelo de lã vira sapo, uma lata vazia um copo, um pedaço de papel um brinquedo, uma pessoa vira bicho. As barreiras são inexistentes e todos os seres participam da grande brincadeira, conectados pela mágica e pelo sonho. Brincar traz à tona um rico material inconsciente, que precisa ser elaborado e trabalhado pela brincadeira e através dela. A criança resgata esses conteúdos e os traz para o mundo real em forma de fantasia. O brincar é onírico também e traz elementos do inconsciente pra fazer parte do acontecimento naquele momento.
A criança precisa brincar de diversas formas, com diferentes elementos. Brincar sozinha e com amigos. De correr, pular e saltar, esconde - esconde, pega-pega. Cada brincadeira tem sua dinâmica própria e traz questões diferentes a serem vivenciadas. Diferentes materiais precisam estar ao seu alcance para que possa experimentá-los e usá-los de diferentes maneiras. A imaginação deve ser estimulada e devemos proporcionar a elas todas às condições para que possam usufruir as mais variadas situações, que permitam a elas expandir seu potencial emocional e psíquico.
Os primeiros anos na vida de uma criança são importantíssimos, pois todas as experiências que proporcionamos a elas formam a base através da qual abrir-se-ão janelas de oportunidades e de aprendizado futuro.
A criatividade na imaginação de uma criança está o tempo todo em ação. Enquanto pequenas elas não tem nenhum pré julgamento das coisas e dos seres e permitem-se todos tipos de experimento. Sem medos e sem censura. A liberdade do ser em sua plenitude.
Temos uma infinita responsabilidade por elas e as moldamos conforme nossas atitudes e comportamentos. É necessária uma permanente atualização de nossas questões íntimas para que possamos acompanhá-las dia a dia em sua jornada e crescimento. A importância de cuidarmos das nossas crianças, nos preocuparmos com o ambiente onde vivem, com quem ficam a maior parte do tempo, quem está ao lado delas quando não estamos nós pais. Cabe a nós mantermos acesa a chama que brilha dentro de cada uma delas e orientá-las em seu caminho como seres de luz que são. Assim a criança interior de cada uma continuara a ser feliz e irradiar seu brilho pela vida afora.





 

No comments:

Post a Comment