Friday 29 May 2009

Alma de artista


A estrela chorou azul/acrílica s tela-2002




Alma de artista, é alma povoada de imagens, seres de poesia que vivem à espreita de uma oportunidade para fazerem-se concretos, visíveis aos olhos.
O artista é alguém que vive imerso no mundo das coisas e dos outros seres, mergulhado no mundo sempre enxergando e buscando o invisível por trás de tudo o que existe.
Olha e vê o mundo à sua volta com os olhos cheios de indagações, surpresas e poesia.Nas coisas mais simples e cotidianas, ele enxerga um universo completo, novo e diferente.Sempre um novo pretexto para inventar, criar e recriar o universo (o mundo de dentro e o de fora).
A fantasia, o sonho, e o pensamento criativo se alastram e expandem a consciência humana. Ele bebe de diversas fontes, nutre seu trabalho buscando subsídios em tudo aquilo que vive.Toda gama de vivências sejam elas visuais, sonoras, táteis, emocionais, afetivas, oníricas, etc. Passam pela alma do artista e faz daí sua morada, enriquecendo e nutrindo seu caldeirão de saberes e conhecimentos com o propósito de elaborá-los e transformá-los de maneira alquímica em obras, imagens de sua criação. O olhar do artista que transforma tudo o que vê e o que toca, necessita de diferentes meios para elaborar suas imagens poéticas e transformá-las em seres com vida, que respiram. A pintura, a gravura, o desenho, o vídeo, a fotografia, o mármore, a areia, a terra, o lixo, a madeira, o ferro, a água, a cera, a parede, o sal, o metal, as pessoas, os pêlos, as peles, o carvão e a poeira...O suor e a saliva. Toda sorte de matéria e de materiais tornam-se experimentações em suas mãos e em sua imaginação, num fluxo continuo de idéias, invenções, possibilidades e ações. O artista é um alguém que provoca e instiga, sejam pensamentos ou indagações, com suas imagens povoadas de mistério e poesia. Exercita nosso olhar a procura de novos caminhos e novas possibilidades de existir, alargando as fronteiras da percepção e da transformação do nosso ser pensante e imaginativo.Através dos acontecimentos em suas imagens somos levados a existir em uma outra esfera, criamos e damos sentido juntamente com o seu universo a outros universos possíveis e transformadores.

No comments:

Post a Comment