Tuesday 27 October 2009

"QUEM SABE FAZ A HORA..."

MUSEUMNACHT 2009 http://www.n8.nl/2009/home - em holandês

Imperdível acontecimento! Uma vez por ano diversos museus de Amsterdam abrem suas portas e seguem noite adentro, realizando uma programação diferente. Musica, filme, performance, workshops. Das 19hs às 2hs da manhã os 42 museus que participam do evento irão aquecer as noites frias do outono com muita arte rolando até a madrugada. A entrada é um ticket-comb, ou seja: entrada em todos os museus participantes + “after-parties” + transporte para os locais (tram especial, barco) e também uma entrada grátis em um dos museus participantes (data a escolher), até o final do ano.

A programação toda pode ser encontrada no site indicado acima.

TROPPEUMUSEUM (http://www.tropenmuseum.nl/ )

Linnaeusstraat 2 - 1092 CK - Amsterdam

The Dono Code – 10.09.2009 a 28.02.2010

O universo do artista Henri Dono nascido em Yogyakarta, a sul de Java em 1960. Seu trabalho reflete suas reflexões políticas a respeito da sociedade em que nasceu e viveu (e). São instalações multi- mídia.

*Post a seguir sobre a exposição.

COBRA MUSEUM (Amstelveen) http://www.cobramuseum.nl/en/home.html

Paris Central, Free City, Free Art in the Fifties - 24.10 a 17.01.2010

A exposição reúne mais de 100 obras de 33 artistas que atuaram no importante período do pós-guerra na cidade de Paris, centro efervescente da arte naquele tempo. Jean Dubuffet, Jean Fautrier, Hans Hartung, Asger Jorn, Georges Mathieu, Arnulf Rainer, Nicolas de Staël, Antoni Tàpies, Bram van Velde, são alguns artistas presentes. Uma ode a pintura lírica, "action painting", arte informal, etc.

Gijs Frieling Winner 2009 Cobra Art Prize Amstelveen Vernacular Painting - 26.09 - 29.11.2009

Gijs Frieling é um artista que vem ganhando destaque com sua pintura nos últimos anos. A instalação 'Vernacular Painting' foi pensada para o local, um "site specific" onde o artista cria ambientes como o suporte de sua arte. Também inclui réplicas de obras de René Daniëls, Philip Gustone e Donald Judd.

VAN GOGH MUSEUM

Van Gogh’s letters The artist speaks - 9.09. 2009 – 3.01.2010

Mais de 120 cartas originais (nunca antes apresentadas ao público por sua fragilidade) escritas por Van Gogh, que também foi brilhante no uso da palavra. Apresentadas com outras obras relacionadas, da coleção do Museu. O Van Gogh Museum juntamente com Huygens Institute of the Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences levaram mais de 15 anos nas pesquisas das correspondências de Van Gogh, e culminaram na publicação de seis livros em três idiomas.

Alfred Stevens - artista belga (1823-1906). Viveu e trabalhou em Paris na segunda metade do século 19. Seu tema principal foram figuras femininas. Intrigantes, distantes e misteriosas. Ao todo são 64 pinturas.

AMSTERDAMS HISTORISCH MUSEUM (http://en.ahm.nl/nl/home-ahm-en )

Nieuwezijds Voorburgwal 357

Kalverstraat 92

Coleção permanente do museu, composta de objetos, pinturas e achados arqueológicos fazem a história de Amsterdam voltar aos dias atuais.

Martin Monnickendamrecentemente o museu obteve três pinturas de um dos mais importantes pintores holandeses do período entre guerras. Foundation Friends of the Painter Martin Monnickendam ("Stichting Vrienden van de Schilder Martin Monnickendam ') doou as pinturas do Museu Histórico de Amesterdam.Outros trabalhos de Monnickendam podem ser vistos no museu.

The Sixties Now 05.09.2009 a 07.02.2010

Duas exposições com duração de seis meses e faz referência aos anos 60 com suas conturbadas e determinantes revoluções.

Theatre After Tomato e Ruigoord: Artists' Haven e Maagdenhuis Occupation '69

com fotos de Paul van Riel e Miniskirt.

Playing with sculpture – no Curtyard quatro esculturas interagem com o espaço circundante. No espaço onde crianças brincavam há séculos atrás hoje são ocupados pelas esculturas que convidam o espectador a interagir com seu lúdico e explorar todas as suas possibilidades.

FOAM (http://www.foam.nl/ )

Keizersgracht 609

1017 DS Amsterdam

Sanne Sannes (1937-1967) - Darkness & Light

Fotógrafo holandês que faleceu prematuramente aos trinta anos.

Mesmo que sua carreira não foi longa, a obra que ele construiu, no entanto, foi da melhor qualidade. Sannes teve como inspiração a mulher. A exposição no Foam é uma seção transversal deste trabalho.

DE NIEUWE KERK ( http://www.nieuwekerk.nl/nl/index.htm )

Dam Square, Amsterdam

Oman – 17.09.2009 a 18.04.2010

As exposições em De Nieuwe Kerk são sempre grandiosas e o espaço expositivo colabora e contribui. A atual exposição ressalta a visão marítima de Oman através de mapas, manuscritos, achados arqueológicos, a arquitetura das fortalezas, pratarias, armas e trajes tradicionais. Também foca no comércio através dos incensos e perfumes.

SHEPARD FAIREY - ARTE NA RUA, Em frente a Centraal Station, Amsterdam.

Paradoxos à parte, Fairey ficou conhecido como o artista que ajudou a eleger Obama, por causa da imagem de Obama que criou e foi usada na campanha, depois foi comparada à mirada de Che Guevara no famoso retrato de Alberto Korda. .

Fez parte ativa da street-art contestadora dos EUA, estudou na renomada Rhodeo Island School of Design. Agora ele volta onde tudo começou, ou seja, nas ruas. Passe em frente a Centraal Station e veja, o trabalho de Fairey está lá dando uma canja, de graça, pra ser visto pelo público. Talvez uma maneira encontrada pelo artista pra beber na fonte novamente e reenergizar seu trabalho, já que atualmente ele se tornou parte daquilo que originariamente contestou.(????)

2 comments:

  1. Olá!
    Obrigada pela visita!!! Adorei!
    Gostei muito do seu canto aqui, também! Vou te seguir.
    Abraços, apareça sempre!
    Márcia

    ReplyDelete
  2. Quem dera pudéssemos fazer esse tipo de evento no Brasil! Com 42 museus, teria que fazer uma rota antes, planejar diante de tantas possibilidades, senão ficaria perdida! Aproveite por mim! Bom fim de semana! Beijus,

    ReplyDelete